► Saturnidade - 2017


Pormenor - Jorge, 2016

Saturnidade

21 Jan a 25 Fev, 2017
Espaço Mira
Porto

Curadoria: José Maia



vista geral

Craig + Jorge // Óleo s/tela // 2016

vista geral

Punk // Acrílico s/tecido // 2016

pormenor

vista geral

Luzes de palco // Óleo s/tela // 2016
vista geral

Nebulosa // Tinta da china s/parede // 2017

pormenor

Saturnidade // projecção //2017


 ***

pormenor - luz de palco

pormenor - luz de palco

pormenor - luz de palco

pormenor - luz de palco


"Esta exposição resulta da recolha de experiências e imagens ao longo dos últimos seis anos a organizar concertos em salas de pequena e média dimensão em Lisboa. O processo de organização destes é muito semelhante ao modo como se organizavam os espaços independentes aqui no Porto no início dos anos 2000, ou seja, com a mesma fragilidade. Tanto os espaços como as acções são gasosas, sem peso, mas simultaneamente gigantes, porque são importantes para os que participam, para os que disfrutam e mais, para a continuação do trabalho feito. Daí a relação com Saturno, ou a propriedade dos gigantes gasosos que proponho: a Saturnidade.

A exposição apresenta uma série de pinturas em vários suportes de diferentes dimensões, onde a gama cromática varia entre o preto e o branco. Tratam-se de imagens fotográficas que medeio para a pintura. Neste processo valorizo a redução, o ir à essência. Essa simplificação, anula uma quantidade de ruídos que a fotografia poderia captar e foca-se directamente na luz. Temos representações de espaços que intuímos serem palcos, mas desconhecemos as dimensões. Os corpos que habitam esses espaços estão presentes, embora nunca apareçam na sua totalidade. Diluem-se na luz, na sua performance e em alguns casos, no seu contexto. 

Na obra "Punk", por exemplo, o espaço é outro, são constelações e nebulosas que servem de palco a um personagem. Mesmo numa das imagens mais estáticas da exposição, que é a obra que lhe dá título, temos um microfone que toma o lugar de um planeta gigante, que ocupa a parede e se torna gasoso ao ser projecção, apresenta-se usado, danificado e amolgado, ou seja, usado em palco.
Cada trabalho presente é uma tentativa de fixar essa saturnidade, sem lhe anular a propriedade."

in Folha de sala

Fotografia: Patrícia Barbosa

Entrevista: [ video link ]




Vista da exposição: