► Portugal - 2014


Em colaboração com


Portugal // Óleo s/tela // 2013


Portugal

in,  Devido à chuva, a revolução foi adiada

18 Set a 29 Nov, 2014
Plataforma Revolver
Lisboa

Curadoria: Patricia Trindade










"A peça "Portugal" foi criada em 2006 para ser instalada no ex-Pavilhão de Portugal, construído para a Exposição Internacional de Hanôver e depois instalado em Coimbra
Foi a minha participação na exposição do "Salão Olímpico" e foi coorganizada pelo Museu de Serralves. 
Apesar disso, a peça foi destruída alguns dias depois da inauguração por ordem do ainda presidente da República, Cavaco Silva (ou por algum dos seus colaboradores). Este estava em Coimbra para inaugurar uma ponte sobre o Mondego e quis dar uma conferência de imprensa no Pavilhão de Portugal. Como não podia correr o risco de ser fotografado com um graffiti invertido de Portugal como fundo mandou-se pintar a parede de branco, destruindo assim a peça. Outras obras foram igualmente destruídas ou retiradas da exposição.

Recentemente pedi à Isabel Ribeiro, co-curadora dessa exposição, que pintasse a fotografia que os assessores de imagem de Cavaco Silva quiseram evitar. A pintura a óleo perenizará a imagem proscrita.

Esta nova apresentação dá conta não só do fosso existente entre algumas manifestações artísticas e o poder político mas também das fragilidades democráticas que subsistem em certas instituições culturais."

Ângelo Ferreira de Sousa, 2014