Funócio
de 16 Maio a 27 Junho, 2015
nos
Paços da Cultura,
São João da Madeira
Curadoria: Raquel Guerra
![]() |
Antena + Deposito de Gás // grafite s/papel s/madeira // 2013/2014 |
![]() |
Memorial + Fachada + Arco + Ponte + Pantalha + Templo Prostilo // grafite s/papel // 2012 |
![]() |
Pelourinho I, II, III // Óleo s/tela // 2013/2014 |
![]() |
Bic Cristal // Tinta da china s/parede // 2015 |
"(...) Os seus trabalhos são percorridos por diversas inquietações geradas na modernidade e que têm a ver com um fracasso do indivíduo com o que o rodeia: a crise individual, a crise colectiva, o conflito entre o individual e o social, as transformações do espaço, as forças de mudança, a solidão da luta, o contínuo falhanço dos movimentos de mudança, os dilemas e a longevidade da comunidade, a depressão, o desemprego, a solidão, o tédio.
Um procedimento comum em muitos dos seus trabalhos é a produção de ligeiras alterações, deslocamentos, reenquadramento, substituição ou anulação de elementos da imagem de referência. São imagens nas quais a artista representa lugares de fuga que falam desse fracasso."
***
"(...) No projecto Funócio, o desenho é a ferramenta operativa da sua reflexão.
Partindo, por um lado, de objectos do quotidiano e, por outro, de instrumentos do seu trabalho (o lápis, a folha de papel, o bico da caneta ou a esferográfica), Isabel Ribeiro cria um novo contexto, uma nova função para esses objectos/instrumentos. Assim, um elemento do rato do computador dá lugar a um depósito de gás e os seus instrumentos de trabalho dão lugar a elementos da arquitectura - Memorial, Fachada, Arco ou Templo Prostilo.
(...)
Nesta exposição Isabel Ribeiro dá continuidade às propostas de reflexão que têm estado no cerne do seu trabalho. No entanto, estas propostas surgem-nos cada vez mais amadurecidas, solidificadas, com uma força que parece residir na sua capacidade de nos comover pela sua beleza."
Raquel Guerra
in "Funócio - quando o ócio e a função se juntam."
Fotografia: Aníbal Lemos